Dados sobre violência



Dados sobre violência de gênero

Buscamos através do site, facilitar a busca de dados que possibilite promover reflexões através de índices de violência trazendo sites de projetos que não disponibilizam somente os números da violência, mas também reflexões sobre índices de vidas comprometidas pela violência de gênero. São projetos e instituições que trazem dados, publicação diversas confiáveis para utilização e que disponibilizamos para que você possa se empenhar através de ações no processo de valorização da mulher.

1. Agência Patrícia Galvão

Violência contra as Mulheres em Dados: plataforma reúne pesquisas, fontes e sínteses sobre o problema no Brasil.

Projeto busca contribuir para a divulgação de dados e informações sobre violência contra as mulheres.

A plataforma digital Violência contra as Mulheres em Dados reúne pesquisas e dados recentes relacionados às violências contra as mulheres no Brasil, com base no monitoramento e curadoria realizados pelo Instituto Patrícia Galvão – com foco na violência doméstica, sexual e online, no feminicídio e na intersecção com o racismo e a LGBTTfobia.

A plataforma tem o objetivo de estimular e subsidiar a divulgação de informações e o debate sobre questões críticas em relação à violência contra as mulheres no Brasil – seja por jornalistas, comunicadores, ativistas, gestores, profissionais que trabalham com o tema, estudantes e interessados em geral. Dados confiáveis e fontes diversas e qualificadas são essenciais para dimensionar o problema, contextualizar o debate e pautar as transformações culturais e políticas públicas necessárias para reverter o grave quadro da violência de gênero.

Link para o Site: https://dossies.agenciapatriciagalvao.org.br/violencia-em-dados/

2. Observatório da mulher contra a violência (Institucional – Senado Federal)

Objetivos:O Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) foi criado em março de 2016, por meio da Resolução do Senado nº 7, de 2016, sendo algumas de suas funções:

  • reunir e sistematizar as estatísticas oficiais sobre a violência contra a mulher;
  • analisar e produzir relatórios a partir de dados oficiais e públicos;
  • elaborar e coordenar projetos de pesquisa sobre políticas de prevenção e de combate à violência contra a mulher e de atendimento às vítimas;
  • propor e calcular indicadores específicos.

Missão – Contribuir para o fim da violência contra as mulheres, constituindo-se como uma plataforma de referência nacional e internacional em dados, pesquisa, análise e intercâmbio entre as principais instituições atuantes na temática de violência contra as mulheres.

Link para o Site: https://www12.senado.leg.br/institucional/omv

3. Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, é uma instituição que produz dados, estatísticas e análises sobre as múltiplas facetas do fenômeno da violência no Brasil. Em 2023, o Fórum completa 17 anos de atuação, período no qual se consolidou como um dos principais espaços de encontro entre as Polícias, a Universidade, A sociedade Civil e os Movimentos Sociais no país. Um dos principais objetivos do Fórum é promover a aproximação desses atores para que se possa construir um projeto de atuação em segurança pública pautado em evidências científicas e na busca de maior efetividade.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão atuar num espaço permanente e inovador no debate, articulação, e cooperação técnica para a segurança pública no Brasil.

Link para o Site: https://forumseguranca.org.br/anuario-brasileiro-seguranca-publica/

4. ONU Mulheres

ONU Mulheres foi criada, em 2010, para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. Segue o legado de duas décadas do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) em defesa dos direitos humanos das mulheres, especialmente pelo apoio a articulações e movimento de mulheres e feministas, entre elas mulheres negras, indígenas, jovens, trabalhadoras domésticas e trabalhadoras rurais. São três áreas prioritárias de atuação:

Link para o Site: http://www.onumulheres.org.br/onu-mulheres/sobre-a-onu-mulheres/

Acesse as nossas Redes Sociais:

 

× Como posso te ajudar?